Os 3 principais motivos para a LATAM contratar 250 copilotos em 2018

    Desde que foi noticiado que a LATAM está selecionando copilotos para 2018, nós estamos buscando informações para entender o porque das contratações e destacamos aqui 3 motivos:

    1) A nova lei do aeronauta:

    Com a mudança na jornada de trabalho e regras de descanso negociadas na nova lei do aeronauta levou, fez algumas Cias reverem seu quadro de funcionários e ter que efetuar contratações para atender as obrigações impostas pela nova lei, uma vez que as equipes estavam muito enxutas.

    2) Processo de restruturação empresarial:

    Com o processo de restruturação empresarial que a empresa passa após a fusão entre TAM e LAN, o que engloba ajustes financeiros, rotas, quadro de funcionários, renegociação de dividas, redefinição de marca, etc… que já está em movimento a alguns anos, tem dado novos rumos e expectativas de crescimento à empresa.

    3) Reestruturação da frota:

    O terceiro ponto não assumido oficialmente pela empresa, trata-se da reestruturação da frota. Uma de nossas fontes nos informou, com pedido de anonimato, que a LATAM fara mudança na quantidade de horas dia de operação de parte da frota de aeronaves, passando de 9 para 14 horas para as aeronaves mais novas e vai tirar de operação as aeronaves mais antigas que operam 9 horas dia.

    Com esse aumento de horas de operação das aeronaves e o limite de horas de trabalho imposto pela nova lei do aeronauta, tornou-se necessário a contratação de 250 copilotos em 2018 e algo em torno de 1000 comissários para repor o quadro e atender as novas necessidades operacionais.

    Perguntamos a Latam sobre o andamento desse processo de reestruturação e a mesma nos respondeu que: “Sobre a reestruturação da frota, as informações são estratégicas e não estão disponíveis”. Com essa resposta da empresa, fica claro que existe um processo de reestruturação de frota, mas não deixa claro o que de fato estão reestruturando.

    Quanto a quantidade exata de vagas abertas e a forma de realização do processo seletivo a empresa respondeu: “Podemos confirmar que há vagas abertas para copilotos e para comissários na empresa, mas não para pilotos, e a inscrição deve ser pelo site da empresa. A companhia orienta que os interessados em trabalhar na mesma devem se cadastrar na seção Trabalhe Conosco, no site da empresa www.latam.com”. Nesse caso, a informação continua técnica e em uma caixa preta, nunca conseguimos ter de forma precisa a informação correta de quantidade de vagas, perfil do candidato, exigências e formato do processo seletivo.

    Cabe a nós agora acompanhar o andamento dos fatos para saber se de fato o terceiro motivo será colocado em prática ou não. O mais importante de tudo é que a Latam tem demostrado força institucional nesse processo duro e difícil pela qual vem passando nos últimos anos e chega a 2018 firme e forte com expectativa de contratação de mais de 1200 profissionais somente para as funções de Copiloto e Comissários.

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