Quero ser piloto, por onde começo?

Essa profissão prazerosa é muito desafiadora, mas normalmente o sonho e desejo superam os medos e os desafios.

O primeiro passo para ser piloto é ter certeza do que quer e na sequência escolher uma boa escola de pilotagem e ver se cabe no seu bolso.

A formação de Piloto começa com a categoria Piloto Privado.

PILOTO PRIVADO

Tudo começa com a aprovação como piloto privado ou PP, que é dividido em duas partes, curso teórico e curso pratico.

Para Piloto privado é exigido a idade mínima de 17 anos completos para o curso teórico e 18 anos completos para o curso prático, primeiro grau completo e Certificado de Avaliação Física.

Esse Certificado Médico Aeronáutico  é o de 2ª classe (CMA 2ª classe), que deve ser feito em algum Hospital da Aeronáutica, ou clínica homologada pela ANAC.  Sem este certificado, mesmo que o candidato tenha êxito no curso teórico, e tenha sido aprovado na banca da ANAC, não poderá prosseguir para o treinamento prático de voo.

É bom que este certificado seja tirado antes do curso teórico para evitar interrupções de sua formação, pois este exame é crucial para se praticar as horas de voo. Para este Certificado o aluno se submeterá a uma série de exames, incluindo de sangue, psicotécnico e teste de esforço

O tempo de preparação e formação de um piloto depende muito de cada um, é possível a formação completa de piloto privado + piloto comercial em cerca de 12 meses.  Mas tudo depende do tempo, dinheiro e dedicação que cada um.

Parte teórica do curso PP

O curso teórico para PP é onde o aluno começa a ter contato com noções Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Conhecimentos Técnicos (motores à pistão), Aerodinâmica e Teoria de Voo, Meteorologia e Navegação Aérea (VFR).

Este curso leva em torno de 4 meses e após esse processo o aluno vai passar por uma avaliação na banca da ANAC, onde ele deve ter aproveitamento mínimo de 70% para começar a fazer suas 40 horas de voo.

Essa etapa do curso pode ser feito de forma individual, ou seja, você pode estudar sozinho sem a necessidade de uma escola para isso.

Veja aqui um video do especialista e escritor, Denis Biachini, que da as dicas de como e o que estudar sem a necessidade de pagar uma escola. ACESSE O VIDEO.

Formação prática para PP

A formação prática exige 40 horas de voo e treinamento exclusivo em escola homologada pela ANAC.

Dessas 40 horas de voo, é exigido que pelo menos 3 horas sejam de voo noturno.

O tempo para conclusão dessas 40 horas depende muito mais da disponibilidade do aluno do que qualquer outra coisa.  Se o aluno pode ficar na Escola, voando todos os dias, logicamente sujeito à disponibilidade meteorológica, ele pode conseguir voar muito rápido essas horas, pois após o período de adaptação, é permitido voar mais de 1 hora por dia, desde que haja disponibilidade da aeronave e climática.

Ao final do curso prático, já de posse do Certificado de Capacidade Técnica (CCT/Banca ANAC), após ter sido aprovado na banca da ANAC, o aluno estará apto a realizar o voo de check.

Se aprovado neste voo, o aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais, porém, não pode ainda exercer atividade remunerada com a aviação.

Dicas e dúvidas escreva para nós. Também cadastre-se na barra lateral direita para receber, noticias, dicas e vagas de emprego.

Contato Vida de Piloto